domingo, 25 de abril de 2010

Como eu descobri o mundo das apostas

No final de 2005, a empresa BWin usou um marketing agressivo para se implantar com sucesso em Portugal, e foi nesta altura que eu descobri o mundo das apostas, por completo acaso.
Um amigo meu descrevia como tinha apostado a favor do Belenenses, num jogo em que a Equipa de Belém tinha ido ao dragão, e que se tivesse ganho a aposta multiplicava o dinheiro por 9 ou 10 vezes. Inocente, disse-lhe apenas, "Mas porque é que não apostaste no Porto?", afinal é muito mais provável que o Porto ganhe do que o Belenenses, não é? Se ao menos as coisas fossem assim tão simples...
Acabado o jantar, fiquei a matutar naquilo, e chegado a casa abri o site da BWin e comecei a ver qual era o retorno de apostar nas equipas "fortes" quando jogavam em casa, e se era possível ter lucro com esta estratégia simples. Aparentemente, tinha descoberto a melhor coisa desde a invenção da roda e da Bimby, e de imediato começaram a passar pela minha mente imagens de praias com palmeiras e Ferraris. Se eu soubesse no que me ia meter... O mundo das apostas tem sido o meu calvário pessoal (felizmente tive sempre o bom senso de nunca perder dinheiro nem entrar em aventuras estupidas, como se ouve falar), mas entrar no mundo das apostas foi uma pequena descida aos infernos para mim.
Abri o Excel e comecei a meter dados e a fazer simulações, e a coisa parecia ter pernas para andar. Mal sabia eu que esta estratégia é talvez das menos passíveis de ter sucesso, e aqui fica a curta explicação do porquê.
Quando cada um de nós faz uma aposta, apenas faz uma aposta, mas as casas de apostas têm que entrar em conta não apenas com as odds a que cada apostador vai apostar, mas também com o volume de apostas que vão ter que pagar, se a dita equipa favorita ganhar. Ora, em equipas como o Manchester ou Real Madrid, as casas de apostas sabem que têm que ter um "seguro", e as odds nestas equipas são normalmente e em média mais baixas do que aquilo que deviam ser, porque o volume de apostas nelas é superior.
Encare isto como a Lei da Oferta e da Procura, se há muitas pessoas a querer apostar no Real Madrid, as casas podem dar-se ao luxo de oferecer um menor retorno, porque sabem que mesmo assim haverá muitas pessoas a apostar nos "favoritos" (o mesmo se passa nos cavalos, sem tirar nem por).
A esta acção de equilibrar as odds de forma a garantirem lucro aconteça o que acontecer (sim, as casas de apostas têm lucro, e não é pouco), chama-se equilibrar o livro, ou em Inglês, "balancing the book". Do lado das casas trata-se de jogar não apenas com as odds, mas também com o volume, e de ajustar as odds de forma a garantir sempre lucro, daí as odds nos sites por vezes variarem, e nas corridas de cavalos este fenómeno é bastante visivel.
Munido então de uma estatistica rudimentar, meti algum dinheiro na Betfair (uma bolsa de apostas desportivas, que explicarei mais tarde) e durante algum tempo, tive um lucro razoável. A estratégia era muito simples, apostar em equipas fortes em casa, tendo em conta os resultados recentes, e evitando campeonatos equilibrados. Equipas a seguir eram o Galatasaray, Olimpiakos, Manchester, Bayern, etc, etc, e apostando apenas nos campeonatos nacionais.
Mais cedo do que tarde, ouve resultados desfavoráveis, e comecei a perder algum do lucro que tinha obtido, e tive o bom senso de parar enquanto estava a ganhar!!
Por esta altura, comecei a estudar Gestão de Banca (algo de FUNDAMENTAL para ganhar nas apostas, aliás, tenho a certeza que muitas pessoas não ganham dinheiro nas apostas exclusivamente por má gestão de banca), e o funcionamento dos mercados de Bolsas de Apostas (sobretudo a Betfair, o unico site que utilizo). Descobri também as corridas de cavalos, mas desaconselho vivamente alguém que se esteja a iniciar nas apostas a entrar por este caminho, e a começar por seguir (de preferência sem apostar com dinheiro, usando apenas simulações) algo que acompanhe (o futebol será o mais óbvio, mas há quem goste de ténis, ou outros desportos).
Inicialmente as corridas de cavalos eram dinheiro ainda mais fácil, porque comecei a apostar contra cavalos (de forma aleatória) e foi aqui que me comecei a aperceber que esta história das apostas era mais dificil do que parecia à primeira vista. Comecei a levar bastantes "stickadas" e o meu lucro do futebol rapidamente se evaporou (a minha "estratégia" consistia em escolher um cavalo ao calhas e apostar contra, escusado será dizer que não deu lucro...).
Inscrevi-me em alguns fóruns, e comecei a participar e a trocar ideias com outras pessoas, e comecei a olhar para as apostas (sobretudo em cavalos, deixei o futebol) de uma forma mais organizada e estruturada.
A minha banca subia e descia, sem nunca ter perdido dinheiro, mas oscilava sem conseguir ter grande vantagem. Uma das razões para a minha descida aos infernos tem a ver com questões de disciplina e motivação, que abordarei num outro artigo, mas parecia que sempre que testava uma estratégia que tinha dado resultado no passado, ela virava-se contra mim no dia em que começava a meter dinheiro a sério.
Com o tempo apercebi-me que é tudo uma questão de paciência e de testar as coisas exaustivamente, e de conseguir reprimir emoções "primárias" como o medo ou a ganância, ou seja, de encarar isto de forma "fria", e sobretudo de conseguir alhear-me do facto de estar a arriscar dinheiro. Não passa tudo de um grande jogo que tenho que vencer...
Entretanto, o poker online disparou, e quando dei por mim, estava a começar a viciar-me no jogo. Por razões profissionais e por estar algo "queimado" com as questões emocionais, que começavam inclusivé a afectar o meu relacionamento com as outras pessoas, deixei de apostar algures em 2007. Tive o bom senso de parar antes que a minha vida pessoal fosse seriamente afectada por algo que tinha deixado de ser um hobby, para se tornar uma obsessão. Perdi a conta ao numero de horas que perdi online em forums, a compilar bases de dados, a estudar estratégias...
O ano passado, por coincidencia, um amigo falou-me de um site de "bonus hunting", e comecei a fazer o "metodo dinheiro" por diversão. É uma forma de lucrar quase sem risco com os bonus de registo de novos clientes das casas de apostas, mas passado pouco tempo, a curiosidade de testar novas estratégias, com base em novos conhecimentos e ideias que adquiri por um gosto saudável por Economia (sem ter nada profissionalmente a ver com isso...), fizeram-me voltar a estudar os mercados de bolsas de apostas de corridas de cavalos, mas desta vez com um interesse quase "académico". Isto faz parte da forma como sempre encarei a matemática, como um jogo em que se eu ganhar, provo que sou mais inteligente do que quem me lançou o desafio, e é neste ponto que me encontro.
Aprendi muito, testei muita coisa, e espero com este Blog poder passar algum desse conhecimento a quem se queira iniciar nas apostas desportivas. Mas por favor, tenham em atenção que é muito dificil ganhar dinheiro de forma consistente, há milhares de pessoas com ferramentas avançadas a estudar os mercados, há manipulação e corrupção, e há sobretudo sempre que ter presente que a vida é muito mais do que uma aposta.


Sem comentários:

Enviar um comentário